A História
No dia 03 de setembro de 2004, às 14:30hs dá-se o início à ROMARIA “TIETÊ RUMO À APARECIDA”. A Romaria começa do Seminário Santa Terezinha com os seguintes participantes: Fernando Paulin “GUGU”, Antonio Reginaldo Salvador “NEI”. Luis Osmar Salvador “PEQUENO”, Jorge Luis Lavorenti “JÓ”. Foram de bicicleta JÓ e PEQUENO e GUGU e NEI com o carro de apoio.
PRIMEIRO DIA: Tietê à Monte Mor/SP- 03 horas de viagem e 55 km, o pouso foi na residência do Sr. Eugênio e dona Helena Salvador (tios de PEQUENO e NEI), que nos recebeu com muita festa e fé, muitos devotos de Nossa Senhora chegaram às 17:30hs e a vizinhança já organizou uma reza do terço a Nossa Senhora Aparecida, depois do terço nos cumprimentamos uns aos outros e fomos ao banho, jantar e dormir.
SEGUNDO DIA: Monte Mor à Piracaia, pela rodovia D. Pedro, 9hs de viagem e 125km. Chegamos em Piracaia já eram 19:30hs. Conhecemos um Sr. que nos indicou uma pensão que era só para romeiros e que cobrava R$ 10,00 por pessoa. Fomos lá e acertamos, era uma cocheira de cavalos, bem simples que também era usado como rancho com banheiro e quarto onde passamos a noite e descansamos.
TERCEIRO DIA: Piracaia à Monteiro Lobato só estrada de terra 100km 9hs de percurso, 12km só de subida. O caminho mais bonito da viagem. Andamos em cima da Serra da Mantiqueira por várias cachoeiras, minas de águas cristalinas, animais, ipês de todas as cores, enfim, tudo muito bonito. A cachoeira mais famosa é a CACHEIRA DOS PRETOS, com 154 metros de queda pelas pedras. Neste lugar nasce o rio PIRACICABA. Daí então, até o distrito de SÃO FRANCISCO XAVIER onde almoçamos e descansamos por uma hora. Após o descanso foi mais 30km até MONTEIRO LOBATO, onde passamos a noite em uma pousada. A pousada já estava lotada de romeiros que chegavam à cavalo e de moto. Conversamos com a dona da pousada e deu tudo certo: armamos o acampamento e dormimos no jardim da pousada. Fomos convidados para a janta com uma turma de Indaiatuba que foram de moto. Jantamos e fomos dormir.
QUARTO DIA: Monteiro Lobato à Aparecida 65km de serra e 45km de asfalto 8hs de viagem. Chegamos por volta das 15:30hs no pátio da Basílica e começamos a nos cumprimentar e nos abraçar chorando. Entramos com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma caixinha de pedidos, que trazíamos conosco durante o percurso, na caixinha havia muitos pedidos e fotos que recolhemos durante toda o nosso trajeto. Assistimos a missa das 16hs. Tomamos a benção fomos saindo, parando e chorando de tanta emoção e quando percebemos estávamos os quatro abraçados dentro da basílica chorando feito criança, foi nesse momento que surgiu a promessa de voltarmos no ano seguinte. Com o dever cumprido sabendo que em TIETÊ tinha muitas familiares e amigos rezando por nós. Fomos procurar um hotel para dormir. Encontramos na primeira. No dia seguinte assistimos a missa das 9hs e voltamos para TIETÊ cientes do dever cumprido.
No ano seguinte foram de “bike”: PEQUENO, JÓ E NEI, acompanhados de dois carros de apoio.
A partir do terceiro ano surgiu a promessa de fazer toda primeira semana de setembro a ROMARIA CICLÍSTICA DE TIETÊ rumo à APARECIDA. Nesse ano, às vésperas da viagem, foi tudo muito emocionante, a imagem da Santa saiu em visitação às casas dos integrantes da romaria e pessoas enfermas. Onde na volta foram surpreendidos por muitos testemunhos de graças. Também durante o percurso à Piracaia encontraram a carreata da imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal, que estavam fazendo peregrinação por várias cidades e estados do Brasil.
Também numa das viagens foram distribuídas cestas básicas para famílias carentes da Serra da Mantiqueira. Assim seguiram sendo realizadas as Romarias em toda primeira semana de setembro, parte por asfalto e parte por terra, até o 8º ano. A partir do 9º ano, PEQUENO e NEI, através de informações, levantaram todo o trajeto focando o percurso somente por terra.
Como todo o ano, alguns meses antes, PEQUENO ligava para JÓ, perguntando: ”Vamos à Aparecida este ano?”, JÓ sorridente respondia: “PEQUENINHO, se ninguém for, JÓ vai sozinho pra estrada”. E assim definíamos a data e PEQUENO marcava todas as pousadas e organizava toda a romaria.
Em 2015, após a 12ª viagem, PEQUENO revelou uma triste notícia que abalaria a todos. Uma doença muito grave, mas que iria lutar com muita força e fé!
Em 2016, 13ª viagem, numa das reuniões surgiu a ideia e a promessa em arrumar um nome para o caminho, com a demarcação por setas locais, como em tantos outros caminhos rumo à Aparecida. Assim surgiu o nome “CAMINHO DA GRAÇA”, aprovado por todos. Nessa mesma viagem iniciou-se o trabalho de toda a demarcação, sabe por quem? Lá estava PEQUENO, no carro de apoio, iniciando todo o trabalho, com alegria e disposição. Nossa seta é azul com o contorno em amarelo.
Em 19 de fevereiro de 2017, depois de muita luta, a doença o venceu e, PEQUENO nos deixou. O grupo, muito abalado, se uniu com muito mais força, em busca do sonho. E, o CAMINHO DA GRAÇA agora tinha um nome: LUIZ OSMAR SALVADOR – PEQUENO. Então, Jorge Luis Lavorenti “JÓ”, Antonio Reginaldo Salvador ”NEI”, Francisco Aparecido Zaia Colodetto “CIDO”, Antonio Reinaldo Polezzi “REI” e Angelo Roberto Mazzer Tesoto “KIKO” se uniram com muito mais força e com doações de amigos e empresas conseguiram materiais para continuarem a demarcação.
Em 2018, com a demarcação bem adiantada, precisávamos montar um site e modernizar todo o trajeto. Foi realizada a maior Romaria de até então, com 22 ciclistas, 2 carros de apoio – 27 integrantes. Entre eles surgiu um nome: Rafael Modanesi, que com muito carinho e disposição integrou-se ao grupo com ideias renovadoras. Surgiu então o site: caminhodagracatiete.com.br.
Agora os amantes da “bike” tem mais uma estrada cheia de aventuras e belas paisagens, feita com muita luta e fé, para todos que desejarem fazer o trajeto seguindo “as setinhas amiga azul e amarela”. Mesmo para aqueles que não acreditam ou possuem outra religião possam compartilhar dessa viagem com seus amigos, curtindo belas paisagens, com muitas emoções e reflexões. Nunca se esquecendo que a Casa da Mãe Aparecida é a Casa da Família e da Fé!
Entrem no site caminhodagracatiete.com.br e veja trajetos de 4 e 5 dias com cidades e pousadas, fotos, igrejas centenárias como: Capela de São Benedito em Tietê, Bom Jesus de Tremembé em Tremembé, Mosteiro em Roseira Velha; mirante com visão panorâmica da Basílica de Aparecida e de todo o vale. Boa viagem a todos!